tree

O que é a ELA?

Esclerose Lateral Amiotrófica

Também referida como “doença de Gehrig” a ELA é uma doença neuromuscular degenerativa que culmina na morte. Não são conhecidas as suas causas ou a cura. A evolução da doença é imprevisível causando a perda gradual do controlo voluntário dos músculos e até mesmo da capacidade de respirar ou engolir. Também referida como “doença de Gehrig” a ELA é uma doença neuromuscular degenerativa que culmina na morte. Não são conhecidas as suas causas ou a cura. A evolução da doença é imprevisível causando a perda gradual do controlo voluntário dos músculos e até mesmo da capacidade de respirar ou engolir. Também referida como “doença de Gehrig” a ELA é uma doença neuromuscular degenerativa que culmina na morte. Não são conhecidas as suas causas ou a cura. A evolução da doença é imprevisível causando a perda gradual do controlo voluntário dos músculos e até mesmo da capacidade de respirar ou engolir.

A fraqueza muscular progressiva dos músculos respiratórios é responsável por Insuficiência Respiratória, a principal causa de morte na ELA. A doença é ao nível neuromuscular e não afeta a parte psicológica. A capacidade cognitiva e intelectual da pessoa mantêm-se intata durante a progressão da doença.

Qualquer pessoa pode vir a ter ELA, qualquer que seja a sua idade. São atingidos quer o sexo feminino quer o masculino. Existem formas muito rapidamente progressivas e formas lentamente progressivas nas quais os doentes sobrevivem 10 a 15 anos. O Riluzol é o único medicamente aprovado para tratar esta doença e prolonga em alguns meses a vida do doente afetado com ELA.

Top